Seminário do Centev reúne professores, estudantes e profissionais

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) promoveu, na última segunda-feira, o Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Professores, estudantes e profissionais ligados ao empreendedorismo se reuniram com a proposta de dialogar com os órgãos da UFV e promover discussões sobre empreendedorismo de base tecnológica, prospecção e inovação.

Na oportunidade, também foram apresentadas as três novas empresas residentes no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ): Energética, Jungle e Patsos. No evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo CenTev para criar um ambiente propício à inovação em nome do avanço regional.

Para a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, a Universidade tem condição de fornecer a matéria-prima principal para a inovação, que é o conhecimento. “No CenTev, buscamos aproximar a UFV, as empresas e o governo, um ator fundamental nesse processo”.

Um dos convidados para discutir os incentivos do governo à inovação e ao empreendedorismo foi o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Jorge Mário Campagnolo. De acordo com ele, a inovação é um elemento primordial para o desenvolvimento sustentável do país. Por esse motivo, considera que os recursos vindos do governo devem ser transformados em conhecimentos e os conhecimentos, por sua vez, em novos recursos.

Ailton Arantes Cunha é presidente do Núcleo de Empresas Juniores da UFV e esteve presente no Seminário. Para ele, a discussão da inovação no ambiente acadêmico serve para que os estudantes de graduação saiam preparados para encarar o novo cenário do mercado de trabalho com mais tranquilidade.

(Thaíssa Vaz, bolsista)