Mais de 15 mil candidatos fizeram provas para Coluni e Pases no último final de semana

A UFV realizou, no último final de semana, os processos seletivos para o Colégio de Aplicação Coluni e para a primeira e segunda fases do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases I e II). As provas aconteceram no sábado e no domingo nos pavilhões de aulas PVA e PVB. Foram 1.977 candidatos para o Coluni e cerca de 13 mil para o Pases I e II.

Segundo o diretor de Vestibular e Exames da UFV, professor André Luiz Lopes de Faria, os processos seletivos transcorreram dentro da normalidade. Ninguém perdeu a prova por chegar atrasado, mas foram registrados alguns casos de desclassificação de candidatos por portarem equipamentos eletrônicos e carregarem “cola”.

O professor conta que a procura de estudantes nos dois processos seletivos aumentou cerca de 10% em relação ao ano passado. Esse crescimento, em sua opinião, deve-se à consolidação do Pases e ao desempenho do Coluni, que, pela quinta vez, desde 2007, foi considerada a melhor escola pública do país entre as que tiveram mais de 50% de participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.

Uma das participantes da seleção do Coluni foi Mirela Lacerda de Freitas, que andou mais de 500 quilômetros para fazer a prova. E ela justificou: “Meu sonho é estudar Medicina na UFV. Acredito que ter o ótimo aprendizado que o Colégio proporciona será fundamental para o meu sucesso profissional”.

As provas do Coluni também foram aplicadas em Muriaé, Ubá e pela primeira vez em Manhuaçu, já as do Pases I e II aconteceram em mais de 15 cidades mineiras. Vale lembrar que, para o Pases III, o candidato se inscreveu no Enem.

De acordo com o diretor de Vestibular e Exames, o resultado das provas do Coluni deve ser divulgado até o final de dezembro e o do Pases até dia 31 de janeiro.

(Karinna Matozinhos, bolsista – Fonte: André Luiz Lopes de Faria)