Diretores dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e Agrárias tomam posse

phpKVMPz1_26888

Os professores Rubens Alves de Oliveira e João Marcos de Araújo tomaram posse para assumir, por quatro anos, a direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), respectivamente. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do campus Viçosa, na manhã desta segunda-feira (3), e reuniu membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos dos diretores.

À frente do CCA nos últimos quatro anos, o professor Rubens Alves (abaixo, à esq.), do Departamento de Engenharia Agrícola, agradeceu a todos os professores, servidores técnico-administrativos e estudantes por contribuírem com sua gestão e permitirem a continuidade do seu trabalho. Ele destacou algumas das ações do CCA, como a criação do evento Carreiras, do Programa de Pós-Graduação Internacional em Energia Renovável e a reativação dos centros acadêmicos, e indicou que nos próximos anos buscará realizar estudos dos índices de retenção e de evasão nos cursos do Centro, melhorar a gestão dos recursos financeiros com fundações parceiras e estimular a crianção de institutos estratégicos. O diretor do CCA afirmou ainda que espera que a sua experiência anterior na direção “seja uma grande amiga” e que o seu foco na gestão “sempre foi e será nas pessoas, na busca para trabalhar continuamente a arduamente para prestar os melhores serviços à comunidade”.

O professor João Marcos de Araújo (abaixo, à dir.), do Departamento de Biologia Geral (DBV), falou da sua alegria em assumir a direção do CCB, fruto “de um longo caminho trilhado com dedicação e seriedade” em seus 25 anos na UFV, chegando a assumir cargos administrativos na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e, mais recentemente, a chefia do DBG. Consciente de que a gestão “será uma tarefa árdua”, principalmente considerando o momento atual, João Marcos disse que precisará de “harmonia, competência, parceria, compreensão e trabalho” de todos. Ele agradeceu aos que contribuíram para a sua chegada na direção do CCB, aos três segmentos da comunidade que o escolheram e o trabalho e apoio de sua antecessora, Maria Goreti de Almeida Oliveira, na gestão do Centro de Ciências. O novo diretor afirmou não ter dúvidas de que fez a melhor escolha profissional da sua vida quando optou por trabalhar UFV e, “por essa razão, sempre se dedicará ao máximo enquanto aqui estiver e é o que será nessa nova etapa”.

A professora Maria Goreti de Almeida Oliveira (abaixo, com um buquê de flores) disse ter sido um grande orgulho estar à frente do CCB por oito anos e ter vencido, com a ajuda de todos, muitos desafios, dentre eles a implantação dos cursos de Enfermagem e Medicina, que, mesmo recentes, já são considerados de excelência, assim como todos os outros cursos do Centro. Ela destacou que sai da direção com “a sensação de dever cumprido” e que tem “a certeza de que o professor João Marcos fará um excelente trabalho”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu aos professores Rubens e Maria Goreti pela “institucionalidade, comprometimento e força de vontade” na condução dos Centros de Ciências, parabenizou e desejou um mandato profícuo para Rubens e João Marcos, “com muito equilíbrio e harmonia”. Ela também agradeceu aos professores Derly José Henriques da Silva e Maria Catarina Megumi Kasuya por terem colocado os seus nomes à disposição para as consultas do CCA e CCB, respectivamente, e à equipe que coordenou todo o trabalho da consulta.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)

phptuNOPD_26888