Endereço

Departamento de Biologia Geral
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n
Campus Universitário
CEP: 36570 000
Viçosa – MG


Portaria do Edifício: 3612-5039

Fone: (31) 3612-5005/5000

E-mail:dbg@ufv.br

Laboratório de Pesquisa em Citogenética e Citometria

Laboratório de Pesquisa em Citogenética e Citometria


Escolha uma das linhas de pesquisa para conhecer um pouco mais sobre as nossas atividades, as condições para orientação em cursos de pós-graduação, estágios, e os equipamentos existentes.


Linhas de Pesquisa:

A Análise de Imagens é uma metodologia recente de estudo com aplicação em diversas áreas da pesquisa científica.

Esta ferramenta facilita a caracterização de vários aspectos da morfometria dos cromossomos, evidenciando dados não tão evidentes pelos métodos de análise convencional.

Além da praticidade no processo de avaliação dos dados, essa metodologia permite análises com maior poder de resolução, precisão e rapidez.


A engenharia cromossômica de plantas é uma ramificação da citogenética que envolve modificações do genoma de plantas via manipulação de núcleos e cromossomos.

O genoma de plantas pode ser cromossomicamente modificado com o uso de substâncias químicas, radiação ou com equipamentos via micromanipulação.

Plantas monoplóides, monossômicas e poliplóides podem ser geradas por técnicas de engenharia cromossômica.


A citogenética estuda o ciclo celular, os aspectos da divisão na meiose e na mitose, com ênfase especial na caracterização dos cromossomos.

Essa biologia dos cromossomos tem auxiliado nos estudos de evolução, botânica, diversidade, ecologia e programas de melhoramento de plantas.

O Laboratório de Pesquisa em Citogenética e Citometria oferece possibilidades de pesquisa integrada em estudos de plantas com interesses botânicos, ecológicos, agronômicos e biotecnológicos.


A mutagênese em plantas envolve indução de alterações no genoma via tratamentos químicos e físicos por meio de radiação.

Essas mutações induzidas têm a finalidade de provocar modificações no genoma de plantas na expectativa de se obter alguma característica nova agronomicamente importante.

Em termos citogenéticos, a mutagênese permite obter alterações cromossômicas que facilitam a elaboração de mapas genéticos.


A citometria de fluxo é uma metodologia de análise aplicável em diversas áreas de pesquisa, tais como botânica, zoologia, genética, microbiologia, medicina, além de outras.

A citometria de fluxo permite o estudo da variabilidade genômica pelo perfil colorimétrico do conteúdo de DNA.

Essa metodologia é utilizada em pesquisas com aplicações práticas no melhoramento de plantas, principalmente na análise de protoplastos, grãos de pólen, núcleos e cromossomos.


A citogenética humana está centrada principalmente na caracterização do cariótipo dos indivíduos.

Em termos práticos, essa área permite que diversas alterações numéricas e estruturais dos cromossomos possam ser correlacionadas com manifestações patológicas.

Além do papel auxiliar nos diagnósticos em genética médica, a pesquisa da biologia dos cromossomos é muito importante no projeto genoma humano.


PARA MAIORES INFORMAÇÕES  CLIQUE AQUI


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados