Departamento de Biologia Geral

Portaria do Edifício: 3612-5039

Fone: (31) 3612-5005/5000

E-mail:dbg@ufv.br

Lançado na UFV programa para análises genéticas e estatísticas

O professor Leonardo Bhering, do Departamento de Biologia Geral, lançou o programa Rbio (Biometria no R), software gratuito para análises genéticas e estatísticas, que está disponível neste link.

O software pode ser utilizado em todas áreas de pesquisa com procedimentos de estatística descritiva, correlação, regressão, análises univariadas para dados balanceados, desbalanceados e via modelos mistos. Possui também o módulo para análises multivariadas, não paramétricas, além de um módulo de biometria aplicado à área de genética com análises de interação entre genótipos e ambientes.

De acordo com o professor, o programa conta ainda com procedimentos para análises de sequência de DNA e realiza simulação de experimentos e dados, além de sorteio de experimentos para montagem a campo em diversos delineamentos ou arranjos experimentais. Suas análises são realizadas com o software R, que é livre e difundido mundialmente. Mais informações sobre o Rbio podem ser obtidas no site www.biometria.ufv.Logo-Rbio-300x115

(Fonte: Leonardo Bhering)